No Mês da Poesia vamos conhecer alguns dos poetas da cidade

PRATA DA CASA

Você conhece a expressão “prata da casa”, não é mesmo? Pois bem, ao que parece a expressão ganhou uso por volta dos séculos XIX e XX, quando nas casas burguesas, em ocasiões especiais, as pessoas dispunham à mesa o melhor conjunto de utensílios que possuíam.

Se você for às livrarias da cidade talvez encontre uma seção com este nome ou com os livros dos autores locais. Facilita bastante a procura, mesmo sabendo que o texto em si não possui limites geográficos.

Pois bem, essa semana vou começar a apresentar a minha prata da casa no gênero poesia. Não chega a ser uma lista arbitrária e nem de escala de valor, mas apenas quero falar dos livros que chegaram às minhas mãos, especialmente no ano passado. Salientando que somente indico o que já li.

ALGUMA POESIA (Ruy Rocha) – O autor é natural de Minas Gerais, mas entra no balaio por ser radicado em Natal, onde é professor da UFRN e jornalista. O que me chamou atenção neste livro foram os poemas em haicai, algo que simplesmente me encanta pela busca da precisão da palavra. Ruy, apreende isso em versos milimétricos, tais como:

“Escreve poema curto
Alfinetes não fazem barulho
Mas doem muito” – (GROSSO)

“Não é por acaso
Que a rosa extravasa
O vaso” – (ROSA)

Há uma profundidade imensa em versos que passariam despercebidos numa leitura apressada. Como no poema “Devir”, quando o autor começa dizendo: “Um dia desses serei tão imenso quanto o vazio que sinto” – uma percepção extremamente poética da nossa infinita incompreensão diante do que é a vida.

(...)

Neste mês comemoramos o Mês da Poesia, dia 14 é o dia nacional e dia 21, o dia mundial da poesia. Portanto, vamos falar de vários poetas da cidade homenageando, sobretudo, a poesia que se faz aqui, mas, que tem por mapa o mundo.

Todo o conteúdo publicado nesta seção, é de inteira responsabilidade do seu autor. A Agenda Natal não necessariamente concorda com as opiniões aqui expressas e não impede a liberdade de expressão de cada pessoa que colabora com o site.

META