Se você tem vontade de conhecer a Europa ou sente saudade dela, você vai adorar este município potiguar!

Um pedacinho da Europa no Rio Grande do Norte

Monte das Gameleiras é aquele tipo de lugar que você não quer mais ir embora... A paisagem natural é muito bonita, as pousadas são bem aconchegantes e o povo da região é muito acolhedor!

O município, com menos de 3 mil habitantes, está localizado aproximadamente 150 km de Natal, na região agreste do Rio Grande do Norte, divisa com a Paraíba. Para chegar lá partindo de Natal, de carro dá por volta de 2 horas e de ônibus, saindo da rodoviária custa R$30 e dura 4 horas de viagem.

A cidade ainda não tem estrutura para uma grande demanda de turistas; por exemplo, não há uma conveniência 24hs, um bar ou restaurante que fique aberto até tarde da noite. Então se você precisar de algo depois de 21h, dificilmente irá encontrar. É aquele lugar que você vai pra relaxar e/ou ter um momento a dois, e, diga-se de passagem, para casal, o lugar é ótimo! 

 


Vou contar um pouco de minha experiência em Gameleiras.

Há alguns anos morei na Inglaterra, e também conheci a França e a Irlanda e desde que retornei ao Brasil, sinto saudade do outro continente, em especial, dos parques verdes, do clima frio, da arquitetura medieval... Como é linda a Europa! 

E então, há algumas semanas atrás vi algumas fotos do Monte das Gameleiras na internet, e bateu a nostalgia... "Preciso ir neste lugar!" Pensei... E fui! No primeiro fim de semana de Julho. Cheguei de noite, após algumas horas de viagem; o clima um pouco frio, um vento gostoso e pelo caminho da pousada, pessoas educadas e prestativas. Quando amanheceu e pude ver bem o local, me apaixonei, suspirei e pensei "Nossa... Que lugar delicioso! É um pedacinho da Europa, no Rio Grande do Norte"

Muito, mas muito verde, pedras e plantas. A decoração e arquitetura de alguns empreendimentos locais, comerciais ou residenciais, foram inspirados na arquitetura européia.

Postei algumas fotos no meu Instagram pessoal
(clique nas setas, para ver 10 fotos em cada link)
Album 1 https://www.instagram.com/p/BWIAkMtgcYU
Álbum 2 https://www.instagram.com/p/BWMU0-GAqXt

O precursor desta tendência européia na decoração e arquitetura é a Pousada Pedra Grande. E mesmo que você não esteja hospedado no local, você pode visitar. 

 

 O proprietário desta pousada, o Sr. Junior, morou um tempo na Holanda e se inspirou no país pra construir sua belíssima pousada e restaurante no Rio Grande do Norte, para nossa sorte! Vale dizer que é um homem educado, atencioso e humilde. Eu que não era hóspede, perguntei sobre uma charrete estacionada no local e ele me ofereceu um passeio nela, disponibilizando um funcionário pra me levar, sem custo. Fiquei admirada com a atenção dele, com a educação e simpatia do seu funcionário e com o curto, porém belíssimo, roteiro que fiz.

 

Fiquei hospedada no chalé do Valmir, ainda é novo e precisa de uns ‘ajustes’ na acomodação (não tem armários ou prateleiras), mas o visual é lindo e como ainda são apenas dois, pra quem busca privacidade, é perfeito! Valmir é o proprietário do restaurante Pôr do Sol e esta construindo chalés no terreno por trás do restaurante (4 no total), a diária custa R$200 por casal com café da manhã. O restaurante serve café da manhã, almoço e janta. A comida é muito boa, mas a escolha foi pelo atendimento, que é excelente! Tanto o Valmir quanto seus atendentes são super atenciosos.

Em dois dias que fiquei no local, tive a impressão que eu estava em uma grande família! Todo mundo que eu conhecia era parente de alguém...  Até fui à festa de um vereador, que chegou logo me puxando e desejando boas vindas e fui tomar um café com a família do ex-prefeito. Do ex-prefeito ao caseiro, sem distinção de classe social, todos foram muito gentis. Ah, esse povo do interior... Pense num povo legal! 

Bem é isso... Não tem muitas opções de programas pra se fazer na cidade, então aproveite pra relaxar, conhecer pessoas novas e desfrutar do friozinho e da belíssima paisagem. Fique de rede, leia um livro, jogue baralho, damas, coloque os papos com seu acompanhante em dia...  Ande sem rumo... Esqueça do mundo! Só por um dia. E acredite, tudo lá vai favorecer para isso.

Conheça as belezas do RN!
Programe-se, tire a blusa de frio do guarda-roupa... 
E boa viagem!

Todo o conteúdo publicado nesta seção, é de inteira responsabilidade do seu autor. A Agenda Natal não necessariamente concorda com as opiniões aqui expressas e não impede a liberdade de expressão de cada pessoa que colabora com o site.

Natal Tatoo