CENTRO DE TURISMO DE NATAL

CENTRO DE TURISMO DE NATAL

Uma atração imperdível para turistas e potiguares!

 

Visitamos o Centro de Turismo de Natal, localizado no bairro de Petrópolis, para conhecer e desbravar o que o local tem de melhor para oferecer. Para nossa surpresa, encontramos um lugar lindo, vista maravilhosa, muita história, artesanato local, cultura e uma rica gastronomia. Sabe o que é melhor? A entrada é gratuita! E não pense que o ambiente é exclusivo para turistas, pois natalenses podem e devem usufruir desse “cartão postal” do Rio Grande do Norte!

Localizado no centro histórico da cidade, oferece vista para alguns dos principais pontos turísticos da cidade como: Ponte Newton Navarro, Rio Potengi, Fortaleza dos Reis Magos, Praia da Redinha, Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas e Praia de Areia Preta. , Portanto, o prédio além de lindo, torna-se um ótimo mirante!

O prédio foi construído no século 19, com um estilo arquitetônico neoclássico, como o objetivo de ser casa de veraneio da Dona Inez Barreto, filha de Amaro Barreto e esposa de  Juvino Barreto.

Em 1911 foi asilo de mendicantes e de 1920 à 1943, o local se tornou um orfanato, ambos liderados pelo padre João Maria. Em 1945, as instalações sediou a casa de detenção da cidade do Natal. Em 1976, originou-se o complexo atual que possui 40 lojas e dentre elas, três lojas âncoras: galeria de arte, restaurante e o Forró com Turista.

Devida à importância da edificação, no dia 11 de agosto de 1988 ocorreu o tombamento pelo patrimônio histórico e artístico estadual, mantendo sua estrutura arquitetônica, lojas no formato de celas (cada uma tem uma numeração) e em alguns pontos do monumento, é possível ver grades, em referência de quando era o antigo presídio.

 

Lojas de Artesanato: As várias lojas com artesanatos que têm uma diversidade de produtos em couro, roupas de banho, renda, cachaça, croché, esculturas, brinquedos, lanchonete e produtos alimentícios regionais.

Ao andarmos pelos corredores da área térrea e conhecendo as lojas, nos encantamos com a qualidade dos produtos vendidos e a simpatia dos vendedores, nos deixando à vontade.

Galeria de Arte: No primeiro andar do casarão, as belezas em formatos de esculturas de artistas potiguares, representando a cultura popular e arte sacra, e peças renomadas como dos artistas Dorian Gray, Luzia e tantos outros artistas talentosos.

Restaurante: Com o nome de Marenosso, o estabelecimento oferece uma imersão na gastronomia nordestina, variedade de pratos, preço justo, sem contar da vista de tirar o fôlego (confira a nossa matéria do restaurante na coluna de gastronomia). Para que você tenha a oportunidade de ter a experiência que tivemos, o horário de funcionamento é das 09h às 18h de segunda a sábado e aos domingos e feriados das 09 às 17h.

Forró com Turista: Festa tradicional que acontece há quase 32 anos, todas as quintas-feiras às 22 horas. Considerada uma das noites mais animada de Natal com muito forró, repentista e quadrilha improvisada, a diversão é garantida. O valor do ingresso é R$ 35,00 e para mais informações, clique aqui.

E para fazer sucesso nas redes e mídias sociais, você ainda pode tirar uma foto com Lampião e Maria Bonita.

Vai no forró? Então essa é nossa dica: vale muito a pena chegar mais cedo, jantar no restaurante Marenosso com pratos à la carte e depois, fazer aquelas comprinhas nas lojas do complexo; já que às quintas, o horário destes é estendido até às 21 horas.

O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 08h às 18h e nas quintas-feiras, por causa do Forró com Turista, algumas lojas de artesanato e o restaurante também ficam abertos.

Então, vamos dançar um “forrozinho”, comer bem e fazer umas comprinhas?

Siga o nosso Instagram @AgendaNatal e confira ao vivo as nossas matérias sobre turismo, gastronomia e eventos.

2019-05-14T19:59:19+00:00 Tags: |

Comentários